Consultoria Empresarial: conceito e tipos

Você sabe em que consiste um serviço de consultoria e os tipos existentes? Já parou para refletir sobre o papel do consultor dentro da sua empresa?

Neste post vamos esclarecer alguns pontos importantes para que você compreenda o objetivo e os tipos de consultoria, a diferença entre consultor e contratado e, assim, possa alinhar as expectativas e resultados ao contratar este serviço.

A consultoria pode ser entendida como um serviço prestado por uma pessoa (consultor) ou grupo de pessoas (consultores de uma empresa), geralmente externas, independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas relacionados a assuntos empresariais como, por exemplo, logística, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas sugestões.

Sendo assim, o principal objetivo é melhorar as condições das empresas/clientes fornecendo direcionamento e soluções adequadas à realidade destas.

Existem algumas dúvidas quanto ao papel a ser desempenhado pelo consultor neste trabalho. Ou seja, qual a responsabilidade e função deste ao desenvolver uma consultoria. Observe que existe uma diferença relevante entre consultor e contratado.

Consultor: é alguém que melhora as condições das empresas, transmitindo conhecimentos, competências, habilidades, comportamentos, conteúdos, conselhos, experiências e outros fatores singulares, em período predeterminado. O consultor, portanto, fornece capital intelectual por meio do desenvolvimento de diagnósticos e soluções aos problemas das empresas.

Contratado: é alguém que executa o trabalho para a empresa, sob a supervisão e a critério desta, atuando como trabalhador temporário e ajudando a executar os trabalhos definidos pelo cliente. O contratado se refere a um trabalhador temporário, e quase sempre é remunerado por unidade de tempo (hora). Está no mesmo nível dos outros trabalhadores da empresa e geralmente não contribui com capital intelectual exclusivo.

Portanto, se faz necessário compreender que o consultor não se refere a um mero executor de atividades, mas um profissional que trabalha no diagnóstico de problemas, desenvolvimento de soluções e no acompanhamento da implantação destas. Logo, o consultor, assim como um supervisor de uma empresa, não executa ou implanta mudanças individualmente. É necessário que haja um apoio da alta direção para que a equipe seja motivada a executar as soluções propostas.

Logo, observe que o papel do consultor é diagnosticar os problemas, apresentar as soluções, testá-las e, com o apoio da alta direção, acompanhar a implantação e a execução, as quais devem ser realizadas pela equipe da empresa.

consultoria empresarial conceitos e tipos

Tipos de Consultoria

Quanto aos tipos de consultoria, os serviços podem ser classificados da seguinte forma: a) Por área de atuação da consultoria; b) Por tipo de empresa de consultoria que prestará o serviço; e, c) Por tipo de consultor que prestará o serviço. Veja a seguir o que compreende cada um destes tipos de consultoria.

a) Por área de atuação da consultoria:

Abaixo estão listados os 5 principais tipos de consultoria de acordo com a área/especialidade e respectivo foco de atuação.   

Consultoria Logística: Este tipo de consultoria elabora soluções para que a cadeia de suprimentos seja mais eficiente e eficaz. Assim, auxilia as empresas desde o processo de compras, passando pela armazenagem e movimentação, controle de estoque, até a distribuição de produtos. Portanto, a consultoria em logística ajuda as empresas na redução de custos, no aumento da qualidade dos processos e na potencialização dos resultados e do negócio.

Consultoria de Gestão: Busca organizar a forma como a empresa trabalha. Ou seja, atua na realização do planejamento estratégico para empresa, no estabelecimento e análise de processos, organogramas, políticas, regras, metodologias de trabalho e controles. Este tipo de consultoria pode auxiliar na gestão da empresa como um todo e, portanto, não foca numa área específica, mas nos problemas gerais das organizações propondo melhorias e soluções.

Consultoria Financeira: Este tipo de consultoria visa analisar, organizar, planejar e potencializar as finanças das empresas. Para isso, auxilia no controle dos recebimentos e despesas, na resolução de problemas de ordem financeira, identifica os melhores investimentos, realiza projeções futuras e o planejamento financeiro para o negócio. De forma geral, orienta o cliente a trabalhar de forma saudável com o dinheiro.

Consultoria de Recursos Humanos: Focada em obter soluções para o aumento da produtividade das pessoas. Sendo assim, propõe melhorias para o ambiente de trabalho, satisfação e motivação dos funcionários, treinamento e capacitação, análise de perfil comportamental, além de desenvolver políticas para contratação, retenção de talentos e disseminação da cultura organizacional.

Consultoria de Vendas: Busca soluções para aumentar o faturamento da empresa, incluindo novas formas de abordagem ao cliente, aumento do ticket médio de vendas, treinamento e motivação da equipe, compreensão do mercado, prospecção de novos clientes, divulgação de produtos/ serviços.

b) Por tipo de empresa:

A consultoria pode ser realizada tanto por uma empresa especializada em determinada área que possui seus próprios consultores, ou por empresas mais generalistas que associam consultores de distintas áreas, assim como por consultores que atuam de forma independente ou até mesmo, de forma virtual, sem o contato físico com o cliente. Veja a seguir a diferença entre cada uma dessas.

Empresa de consultoria tradicional: são empresas que atuam em uma área específica e possuem seus próprios consultores.

Empresa de consultoria com consultores associados: Geralmente são empresas que atuam ou em área específica ou em diversas áreas, possuindo alguns consultores fixos na empresa e associando outros independentes à medida que a demanda de serviços aumenta ou quando os consultores fixos não possuem expertise na demanda do cliente.

Consultor Autônomo: Neste caso, o consultor atua de forma independente em determinado projeto para o qual foi chamado.

Consultoria Virtual: é um tipo de consultoria que funciona de forma remota, ou seja, não tem relacionamento direto e pessoal com seu cliente.

c) Por tipo de consultor:

Já com relação aos tipos de consultores existem os externos e os internos.

Observe a seguir:

Consultor externo: não integra o quadro de funcionários da empresa-cliente. Pode ser empregado de uma empresa de consultoria e prestar serviço em organizações clientes, em área na qual possua experiência e habilidade.

Consultor interno: funcionário da empresa-cliente, que em geral ocupa um cargo de nível técnico ou gerencial. É um facilitador. Elabora diagnóstico, busca soluções para problemas, sugere, opina e critica.

Cada empresa necessita avaliar qual é o melhor tipo de consultoria ou de consultor para o seu negócio, levando em conta sua equipe, o mercado em que atua e principalmente os objetivos que deseja alcançar.

A Duett é uma empresa de consultoria especializada em logística que visa entregar soluções personalizadas a seus clientes buscando a maior interação possível com estes, desde o diagnóstico dos problemas, o desenvolvimento de melhorias até a implantação das soluções. Nosso objetivo é melhorar as condições da sua empresa potencializando os resultados.

Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços!