5 Passos para uma logística de transporte eficiente

Comumente acreditamos que a eficiência no transporte é um tema relevante que possui constante monitoramento e análise nas empresas que fornecem ou consomem tais serviços. Mas, na prática verificamos que vários eventos de insucessos quanto a isso se repetem. Isto porque gestores diretamente ligados à operação dedicam grande parte de seu tempo a correção de problemas e não ao planejamento das operações.

Cada empresa possui picos operacionais específicos que se repetem anualmente. Exemplo: volta às aulas, Carnaval, Páscoa, São João, Black Friday, Natal e Ano Novo. Nestes períodos, nota-se que a principal preocupação é voltada aos estoques e processos relacionados, além de compras e marketing. Em que pese a importância destas funções, observa-se a ausência do envolvimento da área operacional para o correto dimensionamento das necessidades que deverão ser atendidas para o atingimento das metas estabelecidas.

Portanto, a seguir listamos 5 Passos para que sua empresa tenha uma logística de transporte eficiente, principalmente em períodos de picos operacionais:

– Dimensione a equipe:

Normalmente as equipes são dimensionadas considerando um padrão normal de movimentação. Deste modo, nos períodos que antecedem os picos operacionais o quadro de colaboradores deverá ser revisto de forma a garantir a continuidade e qualidade das operações frente de novos volumes.

Vale salientar que os novos integrantes da equipe, contratados por tempo determinado ou indeterminado, necessitam de treinamento. Logo, é necessário considerar o momento ideal da contratação.

– Defina a capacidade operacional:

As unidades operacionais, também chamadas de Centros de Distribuição, ou simplesmente Depósitos, são concebidos normalmente para atender demandas pré-determinadas, permitindo apenas pequenas variações. Assim, as capacidades de recepção e expedição deverão ser observadas, evitando a formação de filas de veículos aguardando para carga e/ou descarga, e consequentemente, gerando custos com diárias.

– Analise as restrições dos clientes:

Verifique com antecedência as informações relacionadas aos horários de recebimento, tipo de veículo adequado, necessidade de equipe de descarga, cadastro dos motoristas e/ou ajudante, etc.

– Roteirize as entregas:

Avalie previamente a roteirização, buscando aperfeiçoa-la sem comprometer a eficiência das entregas. Observa-se que geralmente alguns modelos de distribuição privilegiam a ocupação do veículo em detrimento da efetivação da entrega.

Atualmente as entregas, especialmente nos grandes centros, estão comprometidas em função do adensamento urbano, restrição de horário e local de circulação de veículos de entrega, ausência de locais apropriados para descarga, entre outras.

– Envolva os Prestadores de Serviços Logísticos (PSL’s):

Tão importante quanto o alinhamento interno, envolvendo as diferentes áreas da organização, os prestadores de serviços logísticos deverão ser informados quanto às diretrizes e objetivos de determinada campanha ou período fiscal.

Obviamente que pormenores, relativos à estratégia competitiva da organização, não são necessários, mas informações quanto aos volumes de vendas esperados, e as ações para alcança-las devem ser compartilhadas.

Considerando se tratar de período especial e que todas as áreas da organização buscam a superação, é importante desafiar os prestadores de serviços e/ou equipe própria a positivar as entregas conforme planejamento da área. Para tanto, a adição de uma remuneração variável, baseada em produtividade, auxiliam substancialmente na melhoria da performance das equipes.

Não menos importante na gestão logística de transporte está o acompanhamento de tudo que foi idealizado, ou seja, qual a aderência do realizado versus planejado, consolidando as informações relevantes num único painel (dashboard) capaz de permitir processos de tomada de decisão rápidos e assertivos.

Ressalta-se ainda que um planejamento eficiente deverá obter índices superiores a 95% de aderência. Esta métrica permitirá garantir não só o sucesso da operação, bem como contribuir para a fidelização do cliente final.

Com a implementação desses passos você otimizará a logística de transporte da sua empresa e colherá os resultados com a satisfação dos seus clientes.

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