Quando e como contratar uma consultoria empresarial

Muitas empresas procrastinam a contratação de uma consultoria por entenderem que podem encontrar as soluções individualmente. Mas, muitas vezes, as atividades diárias consomem grande parte do tempo do corpo diretivo, ou da equipe, fazendo com que não haja espaço, dedicação ou até mesmo, expertise para tal.

Sendo assim, reunimos aqui as 08 principais ocasiões ou circunstâncias que possam gerar a necessidade da contratação de uma consultoria empresarial.

Quando e como contratar uma consultoria empresarial

A Consultoria se faz necessária quando a empresa precisa…

  1. Desenvolver solução para um problema ou desafio;
  2. Obter a informação necessária para a tomada fundamentada de decisão;
  3. Receber um diagnóstico que possa redefinir um problema;
  4. Obter recomendações abalizadas, baseadas em práticas comprovadas;
  5. Apoiar a implementação de uma solução, projeto ou plano de ação;
  6. Criar consenso e comprometimento nas equipes e corpo diretivo;
  7. Facilitar o aprendizado interno da organização;
  8. Aumentar a eficácia organizacional.

Após identificar a necessidade da consultoria para a sua empresa é o momento de escolher quem fará o serviço. Observe quais os passos importantes antes de contratar uma consultoria:

1º Passo: liste e identifique quais são as necessidades da sua empresa, ou seja, quais os problemas, dificuldades, desafios, conflitos ou situações preocupantes dentro da sua organização.

2º Passo: faça uma pesquisa sobre quais consultores ou empresas de consultorias são especializadas na área das necessidades da sua empresa. Analise a reputação e expertise destas, além da capacidade de atendimento e a forma como trabalham.

3º Passo: agende reuniões com as empresas de consultoria para expor as demandas da sua empresa e conhecer um pouco mais sobre os consultores que farão o trabalho. Analise a formação, experiência em outros projetos e o comprometimento.

4º Passo: solicite os orçamentos e faça uma análise comparativa. Importante que você defina com clareza o escopo do trabalho a ser realizado pela consultoria, assim como prazos de entrega e responsabilidades das partes para que haja uma maior assertividade no momento da análise das propostas.

5º Passo: ao analisar os orçamentos não decida apenas pelo preço. Observe o conjunto dos fatores: escopo, prazo de entrega, metodologia de trabalho, valor dos honorários, responsabilidades, projeções de ganho para a empresa, benefícios do projeto, organização da empresa de consultoria, expertise, experiência, empatia, ética e disponibilidade dos consultores.

Se você se identificou com alguma das situações listadas acima saiba que a Duett Consultoria pode auxiliá-lo a encurtar o caminho para o sucesso. Nosso serviço é 100% personalizado e pensado para a sua empresa. Não trabalhamos com soluções formatadas, mas customizadas de acordo com as particularidades do seu negócio!

Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços!